África

Grupos armados se fundem antes de eleições na República Centro-Africana

Entre outaras coisas, Coalizão de Patriotas pela Mudança pede respeito a civis e permissão do trânsito das Nações Unidas

Correio Braziliense
postado em 19/12/2020 09:10

Os três principais grupos armados da República Centro-Africana anunciaram neste sábado (19/12) sua fusão após uma ofensiva encaminhada para perturbar as eleições presidenciais e legislativas de 27 de dezembro nesse país.

Em um comunicado emitido neste sábado, os grupos armados declararam que "se fusionaram em uma só entidade, denominada Coalizão de Patriotas pela Mudança (CPC), sob uma gestão unificada".

Além disso, pediram a "todos os demais grupos armados para aderir" à coalizão.

Também pedem aos seus membros para "fraternizar" com os soldados das forças regulares que desejam unir-se a eles, para "respeitar escrupulosamente a integridade das populações civis" e "permitir a passagem livre dos veículos" das Nações Unidas e dos humanitários.

As autoridades centro-africanas ainda não reagiram ao anúncio, lançado a uma semana do primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação