IMUNIZANTES

Vacina da Moderna começa a ser distribuída nos EUA

As primeiras doses saíram de Bloomington, no estado de Indiana, onde fica o centro de envasamento de vacinas que a Moderna terceirizou com a empresa Catalent.

Agência France-Presse
postado em 19/12/2020 16:13 / atualizado em 19/12/2020 16:14
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

A vacina do laboratório americano Moderna contra a covid-19 começou a ser distribuída nos Estados Unidos neste sábado (19), informou um funcionário do governo.


A Agência Americana de Medicamentos (FDA) anunciou na sexta-feira à noite a autorização de emergência para essa vacina, uma semana após fazer o mesmo com o imunizador da dupla americana-alemã Pfizer/BioNTech.


"A distribuição da vacina Moderna já começou", disse o general Gus Perna, chefe da Operação "Warp Speed" do governo dos Estados Unidos para garantir a entrega da vacina.


As primeiras doses saíram de Bloomington, no estado de Indiana, onde fica o centro de envasamento de vacinas que a Moderna terceirizou com a empresa Catalent.


"Os pacotes estão sendo embalados e carregados hoje (sábado)", disse Perna em entrevista coletiva, esclarecendo que as empresas de entrega FedEx e UPS só começarão os envios aos destinos finais no domingo.


A vacina da Moderna pode ser armazenada a -20°C, enquanto a da Pfizer/BioNTech deve ser armazenada a -70°C, exigindo que esta última desenvolva recipientes específicos para transporte. Perna observou que as condições de armazenamento menos rigorosas para o imunizador da Moderna fornecem maior "flexibilidade para atender às necessidades das áreas rurais e de acesso mais difícil".


Desde que a FDA concedeu autorização de emergência à Pfizer/BioNTech há uma semana para distribuir sua vacina, 2,9 milhões de doses foram entregues, informou o general. Perna indicou que o governo espera entregar 20 milhões de vacinas até o final do ano, embora esse número só possa ser alcançado na primeira semana de janeiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação