NOVO CORONAVÍRUS

Chile espera iniciar vacinação contra covid-19 na próxima semana

O governo chileno aprovou na quarta-feira a vacina da Pfizer/BioNTech e aguarda a chegada de uma primeira remessa com 20 mil doses

Agência France-Presse
postado em 20/12/2020 14:57
 (crédito: Chandan Khanna/AFP)
(crédito: Chandan Khanna/AFP)

SantiagoChile — O Chile espera iniciar na próxima semana a campanha de vacinação contra o coronavírus, que começará com os profissionais da saúde, anunciou o presidente Sebastián Piñera, neste domingo (20/12).

"Esperamos iniciar o processo de vacinação no Chile na próxima semana e vamos começar com as pessoas que estão na linha de frente, nas unidades críticas, atendendo os pacientes críticos", disse Piñera à imprensa.

O governo chileno aprovou na quarta-feira a vacina da Pfizer/BioNTech e aguarda a chegada de uma primeira remessa com 20 mil doses para iniciar o processo de vacinação em um momento em que o número de contágios no país aumentou 22% na última semana.

Na primeira etapa, 9.875 pessoas serão vacinadas. O imunizante exige a aplicação de duas doses, explicou o ministro da Saúde, Enrique Paris, em uma entrevista publicada pelo jornal La Tercera. O plano pretende vacinar no primeiro trimestre de 2021 cinco milhões de pessoas da população de maior risco: portadores de doenças crônicas, idosos e profissionais da saúde.

Para o primeiro semestre do próximo ano, o governo espera ter vacinado 15 dos mais de 18 milhões de habitantes do país, estima Piñera. "A vacinação não é apenas para proteger nós mesmos, é um ato de solidariedade, porque um protege todos", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação