A Comissão Europeia recomendou nesta terça-feira (22/12) que os Estados membros da União Europeia (UE) retomem as conexões com o Reino Unido para as "viagens essenciais", com o objetivo de evitar uma "ruptura nas redes de abastecimento".
A recomendação, que permitirá a milhares de cidadãos da UE e do Reino Unido retornar para suas casas, será examinada nesta terça-feira pelos embaixadores dos Estados membros da UE.
Vários países europeus suspenderam as conexões aérea, ferroviária ou marítima com o Reino Unido por causa da aparição de uma nova cepa do coronavírus.
Os laços comerciais entre França e Reino Unido foram particularmente afetados, com quilômetros de engarrafamentos de caminhões de carga no sul da Inglaterra, o que por sua vez paralisou o tráfego de automóveis às vésperas do Natal.
Os Estados-membros da UE, que têm a última palavra sobre o controle de suas fronteiras, estão dispostos a receber seus cidadãos presos no Reino Unido, mas ao mesmo tempo querem impedir qualquer viagem "não essencial".
A Comissão Europeia recomendou testes de covid-19 aos passageiros 72 horas antes de irem para o Reino Unido.
Saiba Mais
- Mundo Reino Unido, isolado do mundo por vírus, teme ficar sem suprimentos
- Mundo Dois homens são condenados no Reino Unido pela morte de 39 migrantes do Vietnã
- Mundo Reino Unido busca saída para bloqueio de fronteiras pelo coronavírus
- Mundo Divisão europeia da OMS se reunirá para decidir estratégia sobre nova cepa do vírus
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.