América Latina

México iniciará vacinação contra covid-19 na quinta-feira

O México, de 128 milhões de habitantes, registra 119.495 mortes e 1,33 milhão de infecções pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais divulgados na terça-feira

Correio Braziliense
postado em 23/12/2020 06:57
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

O México começará a vacinação contra a covid-19 nesta quinta-feira, 24 de dezembro, assim que chegar ao país a primeira remessa da vacina desenvolvida pela parceria alemã-americana Pfizer/BioNTech, informou o subsecretário de Saúde, Hugo López-Gatell.

“Amanhã (quarta-feira) chega o primeiro carregamento com a vacina da Pfizer contra SARS-CoV-2 (...) Haverá uma demonstração para a imprensa e as doses ficaram guardadas até o uso na quinta-feira, 24 de dezembro, dia do início da vacinação”, explicou López-Gatell no Twitter.

Anteriormente, o chanceler mexicano Marcelo Ebrard informou que chegarão da Bélgica 1,4 milhão de doses das 34,4 milhões que as farmacêuticas prometeram entregar em acordo com o governo.

O México, de 128 milhões de habitantes, registra 119.495 mortes e 1,33 milhão de infecções pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira. O país ocupa o quarto lugar com mais mortes em números absolutos no mundo - depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia - e o 15º em óbitos por 100 mil habitantes, segundo cálculos da AFP com base em números oficiais.

O governo determinou que as primeiras vacinas serão destinadas ao profissionais da saúde que enfrentam a pandemia diariamente e serão administradas na Cidade do México (centro) e no estado de Coahuila, no norte do país, devido ao congelamento e à logística que a preservação do medicamento exige.

O México também tem acordos preliminares de compra com o projeto sino-canadense CanSinoBio para 35 milhões de doses, e com a britânica AstraZeneca para 77,4 milhões de doses, além de fazer parte do mecanismo internacional COVAX, que permite comprar 51,6 milhões de vacinas adicionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação