Diplomacia

Rússia expulsa diplomata búlgaro como resposta a medida de represália

A expulsão é uma resposta a atitude semelhante tomada por Sofia contra uma autoridade russa após caso de espionagem. O ministério russo afirmou que o diplomata búlgaro tem 72 horas para abandonar o país

Agência France-Presse
postado em 28/12/2020 12:24
 (crédito: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
(crédito: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (28/12) que expulsará um diplomata búlgaro em represália a uma medida semelhante tomada em dezembro por Sofia contra uma autoridade russa, em um caso de espionagem.

"Em 28 de dezembro, o embaixador da Bulgária A. Krystin foi convocado ao ministério russo das Relações Exteriores, onde recebeu uma nota que declara persona non grata o assessor militar adjunto da embaixada búlgara em Moscou", declarou a diplomacia russa em um comunicado.

O ministério russo afirmou que o diplomata búlgaro tem 72 horas para abandonar a Rússia.

Essa é uma medida de represália contra a "decisão sem fundamentos" da Bulgária de expulsar em meados de dezembro o assessor militar russo em Sofia, acrescentou a diplomacia russa.

A Bulgária expulsou esse diplomata russo após a abertura de uma investigação por espionagem das tropas americanas estacionadas nesse país membro da OTAN.

Bulgária, também membro da União Europeia, manteve tradicionalmente estreitas relações políticas e econômicas com Moscou, mas os casos de espionagem que envolvem os nacionais russos estão aumentando.

Neste ano, vários diplomatas russos com cargos na Eslováquia, Noruega e Áustria foram expulsos, dentro de casos de espionagem ou de acusação de assassinato ordenado.

Moscou respondeu com ações recíprocas todas as vezes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação