Pandemia

Kamala Harris, vice-presidente eleita dos EUA, se vacina contra a covid-19

O presidente eleito, Joe Biden, recebeu a vacina ao vivo na televisão em 21 de dezembro

Agência France-Presse
postado em 29/12/2020 15:19
 (crédito: Alex Edelman / AFP)
(crédito: Alex Edelman / AFP)

A vice-presidente eleita dos Estados Unidos Kamala Harris recebeu a vacina contra a covid-19 ao vivo pela televisão nesta terça-feira (29) e pediu a confiança do público no processo, enquanto a escolha do hospital para receber a imunização chamou atenção para a difícil situação da comunidade afro-americana, muito afetada pela pandemia.

Usando máscara, Harris recebeu a primeira de duas injeções no United Medical Center, localizado em uma área de Washington com população majoritariamente negra.

Comunidades afro-americanas em todo o país vivenciam níveis desproporcionalmente altos de mortes e doenças relacionadas à pandemia de covid-19, enquanto as pesquisas também indicam que elas estão entre as mais relutantes em se vacinar.

"Por isso eu quis lembrar às pessoas que é na sua comunidade onde se toma a vacina, onde você vai receber a vacina de pessoas que você talvez conheça", disse ela após receber a vacina fabricada pela empresa americana Moderna.

"Quis lembrar às pessoas que elas têm fontes confiáveis de ajuda e são nelas onde poderão obter a vacina".

Harris se tornará a primeira vice-presidente negra e indiana-americana ao tomar posse em 20 de janeiro, assim como a primeira mulher no cargo.

Seu marido, Doug Emhoff, também devia ser vacinado.

Uma série de funcionários públicos foram vacinados diante das câmeras como parte de um esforço para superar o ceticismo público e convencer os que ainda estão em dúvida de que as imunizações são vitais para retornar a uma aparente normalidade nos próximos meses.

O presidente eleito, Joe Biden, recebeu a vacina ao vivo na televisão em 21 de dezembro.

O atual presidente, Donald Trump, que foi hospitalizado com o vírus em outubro, não se comprometeu a ser vacinado.

Trump minimizou várias vezes o perigo da doença e pediu a reabertura de empresas e escolas, apesar do aumento do coronavírus em todo o país.

Os Estados Unidos registraram cerca de 19,3 milhões de casos e mais de 335.00 mortes relacionadas ao coronavírus, ambos os maiores índices do planeta, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação