Nova cepa afeta Chile e EUA

Correio Braziliense
postado em 29/12/2020 22:39 / atualizado em 29/12/2020 22:41


As autoridades sanitárias do Chile confirmaram, ontem, que detectaram o primeiro caso da nova cepa do coronavírus em uma chilena que desembarcou em Santiago e, depois, viajou para o sul do país. O contágio foi descoberto após uma análise do teste de PCR feito na passageira depois de ela apresentar sintomas assim que o avião em que estava aterrissou na capital, informou a vice-secretária do Ministério da Saúde, Paula Daza. A passageira chegou ao Chile em 21 de dezembro procedente de Madri, após passar por Dubai e por Londres. Depois, embarcou em um avião rumo à cidade de Temuco, cerca de 800km ao sul de Santiago.

Após encontrar a nova cepa, as autoridades da Saúde anunciaram que a partir de 31 de dezembro todos os passageiros — chilenos e estrangeiros residentes no Chile — que entrarem no país deverão fazer quarentena obrigatória de 10 dias. Até o fechamento desta edição, o Chile registrava 602.028 casos da covid-19 e 16.443 mortes. Segundo a agência de notícias France-Presse, o número de óbitos causados pela doença ultrapassou a marca de meio milhão na América Latina e no Caribe: são 500.818 mortes.

A emissora CNN divulgou, ontem, que um homem do Colorado porta a nova cepa do Reino Unido, considerada até 70% mais infecciosa. É o primeiro caso da variante do Sars-CoV-2 registrado nos EUA. O homem contaminado tem por volta de 20 anos. As autoridades buscam rastrear os contatos do paciente para evitar mais infecções.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação