NOVO CORONAVÍRUS

Variante inglesa e mais contagiosa da covid-19 é descoberta na China

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse que a nova cepa foi isolada de uma jovem de 23 anos que chegou a Xangai em 14 de dezembro, procedente do Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 31/12/2020 08:42
 (crédito: REUTERS / Lindsey Wasson)
(crédito: REUTERS / Lindsey Wasson)

Xangai, China — A nova variante da covid-19 detectada no Reino Unido foi descoberta na China em uma estudante que voltava para o país, anunciaram as autoridades. Em um comunicado redigido na quarta-feira (30/12), o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse que a nova cepa foi isolada de uma jovem de 23 anos que chegou a Xangai em 14 de dezembro, procedente do Reino Unido.

A variante foi descoberta em 24 de dezembro em amostras de uma análise. Nesse mesmo dia, a China anunciou a suspensão de seus voos com o Reino Unido. Esta cepa é a primeira nova variante a entrar na China e "representa uma séria ameaça à prevenção e controle da covid-19" no país, segundo o comunicado.

Diante disso, acrescentam as autoridades locais, foram tomadas medidas de controle, por exemplo, o isolamento da pessoa infectada. A nova variante do coronavírus detectada no Reino Unido é de 50% a 74% mais contagiosa do que as outras cepas existentes, de acordo com especialistas.

Já foi encontrado em vários países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Portugal, França, Jordânia, Coreia do Sul e Chile. A China, onde o novo coronavírus surgiu em dezembro de 2019, praticamente controlou a epidemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação