Europa

Espanha e Reino Unido chegam a acordo sobre fronteira de Gibraltar

Acordo foi alcançado poucas horas antes da entrada em vigor do Brexit, que acontece nesta quinta à meia-noite, evitando, assim, que o limite entre Gibraltar e Espanha se torne uma fronteira "dura"

Agência France-Presse
postado em 31/12/2020 11:29
 (crédito: JORGE GUERRERO / AFP)
(crédito: JORGE GUERRERO / AFP)

Madrid e Londres chegaram a um "princípio de acordo" sobre Gibraltar, que permitirá manter a liberdade de circulação na fronteira entre a Espanha e o enclave britânico localizado no sul da Península Ibérica - anunciou a ministra espanhola de Assuntos Exteriores, Arancha González Laya, nesta quinta-feira (31).

O acordo foi alcançado poucas horas antes da entrada em vigor do Brexit, que acontece nesta quinta à meia-noite (20h em Brasília), evitando, assim, que o limite entre Gibraltar e Espanha se torne uma fronteira "dura" entre Reino Unido e União Europeia (UE), a partir de amanhã.

De acordo com a ministra, Gibraltar se somará ao espaço Schengen, de livre circulação de pessoas da UE.

"Com isso, levanta-se o portão: Schengen se aplica a Gibraltar com a Espanha", o que "permite a retirada dos controles" entre o território britânico e a Espanha, afirmou González Laya.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE