Conflito

Agricultores aceitam diálogo após recuo do governo no Peru

Ontem, a Pan-Americana havia sido bloqueada por agricultores que exigiam justiça para três civis mortos em confrontos com a polícia

Agência France-Presse
postado em 01/01/2021 10:01
 (crédito: GIAN MAZCO / AFP)
(crédito: GIAN MAZCO / AFP)

Depois de bloquearem a estrada Pan-Americana no Peru na quinta-feira (31), os trabalhadores rurais concordaram em iniciar um diálogo com o governo nesta sexta (1º).

Ontem, a Pan-Americana havia sido bloqueada por agricultores que exigiam justiça para três civis mortos em confrontos com a polícia, enquanto o governo prometia punir quem usou arma de fogo contra os manifestantes, em uma tentativa de solucionar a crise.

"Condenamos e rejeitamos o ocorrido em La Libertad. Condenamos quem incita a violência. Aplicaremos sanções aos policiais que desacataram a proibição de usar armas de fogo", tuitou o presidente Francisco Sagasti.

A repressão policial contra o protesto deixou três civis mortos, incluindo um menor, que foi baleado, informaram as autoridades na noite de quarta-feira.

Nos confrontos, ficaram feridos 36 policiais e nove trabalhadores, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, 45 trabalhadores foram detidos.

Os choques aconteceram em um trecho da estrada Pan-Americana, 500 quilômetros ao norte de Lima.

Ontem, o presidente propôs um diálogo nacional para sair da espiral de protestos e de repressão em que o país se viu mergulhado pelo debate parlamentar de uma lei agrícola.

Sagasti também admitiu, tacitamente, o fracasso do projeto da nova lei agrária aprovado pelo Congresso na terça-feira.

A nova lei agrária foi oficializada ontem, após publicação no Diário Oficial.

Horas mais tarde, o governo concordou em enviar uma comissão ministerial para dialogar com as partes envolvidas na crise agrária no norte do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação