Pandemia

Festa clandestina com mais de 2.500 participantes na França gera conflitos

A festa ilegal de réveillon no noroeste da França acabou gerando violentos confrontos com a polícia, que não foi capaz de detê-las

Correio Braziliense
postado em 01/01/2021 17:35
 (crédito: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP)
(crédito: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP)

Cerca de 2.500 pessoas participaram de uma festa ilegal de Réveillon no noroeste da França, gerando violentos confrontos com a polícia, que não foi capaz de detê-las, e aumentando a preocupação com a disseminação do coronavírus - informaram as autoridades nesta sexta-feira(1).

O evento foi em Lieuron, ao sul de Rennes, no departamento da Bretanha. Relatos indicam que a festa aconteceu em um galpão vazio que pertence a uma empresa de armazenamento. Muitos veículos e foliões ainda estavam no local hoje, com frequência sem máscara, e a música ainda tocava alto, no momento em que um cordão sanitário foi instalado na festa.

Em nota, a prefeitura do departamento de Ille-et-Vilaine informou que os agentes locais tentaram "evitar a comemoração, mas enfrentaram a hostilidade feroz de muitos convidados".

Ainda de acordo com o comunicado, "um veículo da gendarmeria foi incendiado, e outros três danificados, ao mesmo tempo em que lançaram nos militares garrafas e pedras, que lhes provocaram ferimentos leves".

Segundo a prefeitura, o número de "festeiros" foi estimado em cerca de 2.500 pessoas, "provenientes de diferentes departamentos e do exterior", e "se instalou um grande dispositivo da gendarmeria para proteger os arredores do local e as rotas do tráfego".

"Jo", um dos participantes procedentes da Alsácia (leste da França), disse que chegou a ponto de encontro na quinta à noite, no estacionamento de um shopping. Depois, seguiram para Lieuron, onde a polícia tentou evitar sua passagem, com gás lacrimogêneo, relatou. Destacou ainda a presença de foliões de Bélgica, Grã-Bretanha e Espanha.

Socorristas foram mobilizados para o local para distribuir álcool em gel e máscaras, de modo a "limitar o risco de propagação do vírus dentro do evento". A festa foi proibida por decreto do órgão administrativo da polícia.

Reuniões em massa estão estritamente proibidas na França para evitar a disseminação da covid-19. Um toque de recolher das 20h às 6h vigora em todo país e não foi suspenso na virada do ano.

Os promotores iniciaram uma investigação pela "organização ilegal de uma reunião festiva de caráter musical" e pela "violência intencional contra as pessoas que ostentam o poder público".

Na cidade de Marselha, no sul, as forças de segurança interromperam uma celebração ilegal que reunia cerca de 300 pessoas, disse a polícia. Mais de 150 pessoas foram advertidas e os três supostos organizadores foram presos.

Gerald Darmanin, o ministro do Interior, disse que 132.000 policiais foram enviados à França na véspera de Ano Novo para garantir a segurança e o respeito ao toque de recolher.

Na Dordonha (centro), uma festa à fantasia de Réveillon, temática da série de gângsteres "Peaky Blinders" e que reuniu cerca de 20 pessoas, resultou em uma morte depois que um dos jovens atirou em outro com uma pistola, por razões ainda desconhecidas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação