Reeleição

Democrata Nancy Pelosi é reeleita presidente da Câmara dos Representantes

Aos 80 anos, a opositora do presidente Donald Trump continuará à frente da câmara nos próximos dois anos

Correio Braziliense
postado em 03/01/2021 19:20 / atualizado em 03/01/2021 21:31
 (crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
(crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

A democrata Nancy Pelosi foi reeleita presidente da Câmara dos Representantes neste domingo, na primeira sessão de trabalho do 117º Congresso americano.

Aos 80 anos, essa hábil estrategista e opositora ferrenha do presidente Donald Trump continuará à frente da câmara nos próximos dois anos, apesar da reticência de vozes democratas situadas mais à esquerda.

A representante da Califórnia venceu por 216 votos a 209 o rival republicano Kevin McCarthy. Todos os republicanos presentes votaram neste último, enquanto cinco democratas não deram seu voto a Nancy Pelosi, que terá o apoio de uma pequena maioria na câmara, reduzida após as eleições de novembro.

A câmara baixa possui 435 cadeiras, mas alguns deputados eleitos estão em quarentena e a corrida pelo representante de Nova York ainda será decidida. As cadeiras foram renovadas ao mesmo tempo em que ocorreram as eleições presidenciais de 3 de novembro.

A definição da maioria no Senado ainda depende de duas eleições parciais na Geórgia, que decidirão o equilíbrio de poder em Washington no começo do mandato de Biden.

Nancy Pelosi assume o quarto mandato não consecutivo à frente da Câmara dos Representantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação