Grécia

Premiê grego anuncia ex-membro da extrema direita como ministro do Interior

Makis Voridis fundou, em 1994, o partido extremista Frente Helênica, cujo slogan era "cartão vermelho para migrantes ilegais", até se unir, em 2005, ao Laos, outra sigla nacionalista

Agência France-Presse
postado em 04/01/2021 11:42
Ministro grego Makis Voridis (E). -  (crédito: Reprodução )
Ministro grego Makis Voridis (E). - (crédito: Reprodução )

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou nesta segunda-feira (4/01) uma mudança ministerial cirúrgica, colocando como ministro do Interior o ex-membro da extrema direita Makis Voridis, que deixa a pasta da Agricultura.

Makis Voridis fundou, em 1994, o partido extremista Frente Helênica, cujo slogan era "cartão vermelho para migrantes ilegais", até se unir, em 2005, ao Laos, outra sigla nacionalista.

Além dessa mudança, Sofia Voultepsi, ex-jornalista e deputada do partido conservador Nova Democracia desde 2004 e conhecida por suas posições populistas e por sua franqueza nos palanques televisivos, foi nomeada vice-ministra para a integração de refugiados.

Em 2014, durante um debate no canal de televisão Mega, Voultepsi declarou que os migrantes são "invasores desarmados".

Dentro do novo gabinete, Nicholas Yatromanolakis, de 44 anos, é o primeiro homem assumidamente homossexual a ser nomeado ministro na Grécia. Será o vice-ministro da Cultura Contemporânea.

Mitsotakis confirmou em seus postos os ministros que lideram a crise sanitária e suas consequências econômicas.

Ao ser questionado na televisão pública ERT sobre a mudança de gabinete, Nassos Iliopoulos, porta-voz do principal partido da oposição, Syriza (esquerda radical), respondeu que "nenhuma mudança no governo protegerá o sr. Mitsotakis".

"O governo tem uma responsabilidade clara pela tragédia que estamos sofrendo durante esta segunda onda [da pandemia], na qual, durante um confinamento de dois meses, morreram 4.331 compatriotas", acrescentou.

Esta é a segunda reorganização do governo de Kyriakos Mitsotakis, eleito em julho de 2019. Segundo vários analistas, essa reestruturação pode abrir caminho para a realização de eleições legislativas antecipadas.

Na última pesquisa, do instituto MRB, o partido conservador de Mitsotakis (Nova Democracia) mantém a liderança nas intenções de voto, com 38,1%, com folga sobre o Syriza (23,1%).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação