Censura

Três jornalistas vietnamitas são condenados à prisão por críticas ao governo

Pham Chi Dung, Nguyen Tuong Thuy e Le Huu Minh Tuan, membros da Associação de Jornalistas Independentes do Vietnã, também são acusados de terem estado em contato, "regularmente, com opositores do regime", dentro e fora do país

Agência France-Presse
postado em 05/01/2021 12:12 / atualizado em 05/01/2021 12:17
Esta foto tirada e divulgada pela Agência de Notícias do Vietnã em 5 de janeiro de 2021 mostra os blogueiros vietnamitas Pham Chi Dung (D), Nguyen Tuong Thuy (E) e Le Huu Minh Tuan (3o E) durante seu julgamento no tribunal de Ho Chi Minh cidade.  -  (crédito: STR / Agência de Notícias do Vietnã / AFP)
Esta foto tirada e divulgada pela Agência de Notícias do Vietnã em 5 de janeiro de 2021 mostra os blogueiros vietnamitas Pham Chi Dung (D), Nguyen Tuong Thuy (E) e Le Huu Minh Tuan (3o E) durante seu julgamento no tribunal de Ho Chi Minh cidade. - (crédito: STR / Agência de Notícias do Vietnã / AFP)

Três jornalistas do Vietnã foram condenados a penas de entre 11 a 15 anos de prisão por terem criticado o regime comunista, em um momento de aumento da repressão, devido à realização do congresso do Partido.

Nesta reunião do Partido Comunista, que acontece a cada cinco anos, serão eleitos os membros do comitê central e do Burô político, a mais importante instância dirigente.

Nos meses que a precedem, as autoridades costumam intensificar a repressão para "blindar" o congresso.

Pham Chi Dung, Nguyen Tuong Thuy e Le Huu Minh Tuan, membros da Associação de Jornalistas Independentes do Vietnã, conhecidos por seus discursos pró-democracia, foram declarados culpados nesta terça-feira (5/01) por terem "fornecido e disseminado informações on-line contra a República Socialista do Vietnã".

Também são acusados de terem estado em contato, "regularmente, com opositores do regime", dentro e fora do país.

Os três reconheceram terem escrito artigos para "apoiar a liberdade de expressão e outros direitos", mas negaram qualquer comportamento que pudesse ser considerado um ataque ao governo.

"A severidade das sentenças mostra até que ponto a censura é importante, quando o congresso se aproxima", disse Emerlynne Gil, da Anistia Internacional.

No momento, há 170 presos políticos no Vietnã, segundo dados de ONGs.

O 13º congresso do Partido Comunista acontece de 25 de janeiro a 2 de fevereiro, em Hanói.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação