EUA

Democratas vencem 1ª disputa na Geórgia e se aproximam do controle do Senado

Raphael Warnock venceu com 50,5% dos votos, segundo a CNN, e se tornou o primeiro senador negro eleito pelo estado do sul dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 06/01/2021 09:27
 (crédito: Michael M. Santiago/Getty Images/AFP)
(crédito: Michael M. Santiago/Getty Images/AFP)

Atlanta, Estados Unidos — O democrata Raphael Warnock venceu uma das duas cadeiras de senador em disputa no estado da Geórgia e seu companheiro de partido Jon Ossoff liderava a outra disputa. Caso o resultado seja confirmado, o presidente eleito Joe Biden teria o controle do Senado dos Estados Unidos.

Raphael Warnock, pastor de uma igreja de Atlanta em que pregava Martin Luther King, derrotou a senadora republicana Kelly Loeffler, informaram os canais CNN, CBS e NBC. Warnock venceu com 50,5% dos votos, segundo a CNN, e se tornou o primeiro senador negro eleito pelo estado do sul dos Estados Unidos. Jon Ossoff tinha 50,1% dos votos na disputa contra o senador republicano David Perdue, mas a vitória ainda não está confirmada.

A poucas horas da sessão no Congresso dos Estados Unidos para formalizar o triunfo de Biden nas eleições de 3 de novembro, os resultados preliminares na Geórgia são promissores para o presidente eleito, que espera iniciar o mandato em 20 de janeiro com maioria na Câmara e no Senado.

Se o segundo resultado for confirmado neste estado sulista tradicionalmente conservador, seria um golpe duro para o Partido Republicano, que, após perder a Casa Branca há dois meses, perderia o controle do Senado. Os democratas já têm maioria na Câmara de Representantes.

Também representaria um duro golpe para Donald Trump, que não reconhece a derrota e que iniciou uma luta com alegações de teorias da conspiração sobre uma suposta fraude que, segundo analistas, foi contraproducente para seu partido nas eleições de terça-feira.

Estimulados pela vitória apertada de Biden na Geórgia em novembro, a primeira de um democrata no estado desde 1992, os democratas conseguiram mobilizar seus eleitores, especialmente o fundamental eleitorado afro-americano. "A Geórgia vai fazer história mais uma vez", disse a congressista democrata Ilhan Omar.

Eleição histórica

A eleição é histórica por outras razões também. Raphael Warnock será o primeiro senador negro na história da Geórgia. Jon Ossoff seria, com 33 anos, o senador democrata mais jovem desde...Joe Biden (em 1973). "Tudo está em jogo", advertiu o ex-vice-presidente de Barack Obama, que se tornará em menos de três semanas o 46º presidente dos Estados Unidos e pretende estabelecer uma ruptura com o atual inquilino da Casa Branca.

Com uma dupla vitória na Geórgia, os democratas teriam 50 cadeiras no Senado, assim como os republicanos. Mas a futura vice-presidente Kamala Harris terá o poder de desempatar as disputas, inclinando a balança para o lado democrata.

Mais de três milhões de eleitores, 40% dos registrados no estado, votaram de maneira antecipada, um recorde para um segundo turno de disputa ao Senado na Geórgia. A campanha registrou gastos de 832 milhões de dólares, segundo o Center for Responsive Politics, um organismo independente.

Para Dave Wasserman, analista do Cook Political Report, independente, a participação nas eleições recorda a onda democrata nas disputas para a Câmara de Representantes há dois anos. "Isto é o que vimos em 2018: muitos eleitores de Trump simplesmente não se manifestam quando Trump não está na cédula eleitoral", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação