EUA

Washington tem tarde de caos com protestos de apoiadores de Trump

Após não aceitar confirmação da vitória de Joe Biden, manifestantes invadiram congresso dos EUA, que precisou ser evacuado e capital do país tem toque de recolher decretado

Agência France-Presse
postado em 06/01/2021 17:04
 (crédito: Drew Angerer/Getty Images/AFP )
(crédito: Drew Angerer/Getty Images/AFP )

A cidade Washington, capital dos Estados Unidos, vive uma tarde de caos nesta quarta-feira (6/1). Apoiadores do presidente Donald Trump, que protestavam em frente ao Capitólio contra a confirmação da vitória do democrata Joe Biden, invadiram o prédio da sede do congresso americano. A sede precisou ser evacuada pela polícia e o prefeito de Washington ddeclarou que haverá toque de recolher às 18h, no horário local.

Vice-presidente dos EUA diz que não impedirá certificação

O vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Donald Trump, Mike Pence, disse nesta quarta-feira (6) que não impedirá a certificação pelo Congresso da vitória do democrata Joe Biden nas eleições de novembro, desafiando os desejos de Trump, o que gerou uma reação dura do presidente.

"A Constituição me impede de reivindicar autoridade para determinar quais votos eleitorais devem ser contados e quais não devem", afirmou Pence em nota divulgada enquanto a sessão conjunta do Congresso começava a certificar os votos do Colégio Eleitoral.

A declaração foi divulgada depois que Trump pediu a Pence em um comício em Washington para se recusar a certificar os votos.

Donald Trump criticou o vice logo após sua manifestação

"Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa Constituição", tuitou Trump. "Os EUA exigem a verdade!".

Pence, que preside a sessão no Senado, disse que compartilha "a preocupação de milhões de americanos sobre a integridade da eleição", no entanto, não acredita ter "a autoridade unilateral para decidir quais votos eleitorais devem ser contados".

"Quatro anos atrás, cercado pela minha família, jurei respeitar e defender a Constituição", declarou ele. "Hoje, quero garantir ao povo americano que cumprirei o juramento que fiz a eles", acrescentou.

Em seu comício, Trump voltou a repetir suas alegações infundadas de fraude eleitoral, dizendo que ficaria "muito desapontado" se Pence não se opusesse à contagem de votos do Colégio Eleitoral.

Negar vitória de Biden levaria democracia a 'espiral mortal'

O líder republicano no Congresso americano fez uma dura repreensão aos apoiadores do presidente Donald Trump, que apresentaram sua objeção à certificação final à vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro, alertando que tal manobra levaria a democracia americana a uma "espiral mortal".

"Se esta eleição for anulada por simples alegações do lado perdedor, nossa democracia entraria em uma espiral mortal - nunca mais veríamos toda a nação aceitar uma eleição novamente", disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, em uma das declarações mais enérgicas feitas em anos no plenário.

"Os eleitores, as cortes e os estados se expressaram. Se nós os rejeitarmos, abalaremos nossa república para sempre", disse McConnell, minutos após os republicanos apresentarem sua objeção em cerificar os votos do Colégio Eleitoral no Arizona para Biden, mencionando alegações sem provas de fraude nas eleições.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação