EUA

Guarda Nacional americana é acionada para ajudar a conter protestos pró-Trump

O envio de reforços foi anunciado pela Casa Branca e pelo Pentágono

Agência France-Presse
postado em 06/01/2021 20:12
 (crédito: TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
(crédito: TASOS KATOPODIS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Tropas da Guarda Nacional estão sendo mobilizadas em Washington e estados vizinhos depois que manifestantes que apoiam o presidente Donald Trump invadiram o Capitólio dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6), informaram a Casa Branca e o Pentágono.

O envio de reforços foi anunciado pela Casa Branca e pelo Pentágono e confirmado por Ralph Northam, o governador democrata da Virgínia, estado vizinho da capital federal. Além disso, Maryland, outro vizinho, anunciou o envio de tropas da Guarda Nacional e da polícia estadual.

O porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, disse que toda a Guarda Nacional de Washington D.C., com 1.100 homens, foi convocada para garantir a aplicação da lei.

Os incidentes ocorreram durante a certificação dos resultados da eleição presidencial de novembro, nas quais o democrata Joe Biden derrotou Trump, que até agora não admitiu a derrota e pediu a mobilização de seus apoiadores.

Centenas de manifestantes pró-Trump foram à sede do Congresso e muitos invadiram o Capitólio, forçando a suspensão da sessão parlamentar que certificaria a vitória de Biden.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação