REDES SOCIAIS

Twitter bloqueia conta de Trump e ameaça bani-lo em definitivo

De acordo com a plataforma, tuítes publicados pelo presidente dos Estados Unidos na tarde desta quarta-feira (6/1) violaram a política da rede social; medida é considerada inédita

Correio Braziliense
postado em 06/01/2021 21:59 / atualizado em 06/01/2021 22:25
 (crédito: SAUL LOEB / AFP)
(crédito: SAUL LOEB / AFP)

Na noite desta quarta-feira (6/1), o Twitter, a rede social preferida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), o baniu por 12 horas para que ele exclua, por conta própria, o conteúdo, considerado pela plataforma, como "incitação à violência". Durante todo o dia, o republicano utilizou a rede social para instigar e apoiar a manifestação que culminou na invasão ao Congresso norte-americano e até atacar o vice-presidente, Mike Pence

Antes de ter a conta bloqueada, Trump chegou a publicar o seguinte tuíte: "Estas são as coisas e eventos que acontecem quando uma vitória eleitoral esmagadora e sagrada é e cruelmente, sem cerimônia alguma, retirada de grandes patriotas que foram mal e injustamente tratados por tanto tempo. Vá para casa com amor e em paz. Lembre-se deste dia para sempre!".

A medida tomada pela plataforma é considerada inédita. Além do Twitter, o Facebook também informou ter retirado um vídeo publicado na plataforma pelo presidente americano, também por incitar à violência de seus apoiadores, no qual o presidente tentava deslegitimar o resultado da eleição presidencial. 

Inicialmente, o Twitter apenas restringiu as interações com as mensagens, impedindo que elas fossem retransmitidas ou tivessem respostas, rotuladas como incitadoras da violência. Mais tarde, a rede social apagou três tuítes de Trump. Momentos depois, ele foi impedido de postar por 12 horas.

Caso o presidente não exclua os comentários que incitam a violência, permanecerá banido. E se voltar a descumprir com a política da plataforma, o Twitter disse que será banido definitivamente.

"Como resultado da situação violenta sem precedentes e contínua em Washington, exigimos a remoção de três tuítes que foram postados hoje por violações repetidas e graves de nossa política de integridade cívica. Você não pode usar os serviços do Twitter com a finalidade de manipular ou interferir em eleições ou outros processos cívicos", disse o Twitter, que acrescentou: "Continuaremos avaliando a situação em tempo real, incluindo o exame da atividade no terreno e as declarações feitas no Twitter. Manteremos o público informado, inclusive se for necessária uma escalação adicional em nossa abordagem de aplicação".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação