Tragédia

Ataque em enterro deixa nove mortos no centro do México

Este é o segundo massacre de 2021 no estado de Guanajuato

Agência France-Presse
postado em 08/01/2021 08:24
 (crédito: Reprodução/ Twitter)
(crédito: Reprodução/ Twitter)

Celaya, México - Pelo menos nove pessoas morreram, e uma ficou ferida, em um ataque armado durante um funeral na cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, no centro do México - informaram autoridades locais na quinta-feira (7/1).

Os violentos acontecimentos ocorreram em torno das 21h locais (0h em Brasília) em uma casa, onde acontecia um velório, relatou a Secretaria de Segurança Pública de Celaya em um comunicado.

Ao chegarem ao local, policiais "registraram a morte de nove pessoas e mais outra ferida, aparentemente por civis armados", afirma a nota.

Segundo as autoridades, mortos e feridos são todos homens.

O ataque motivou a mobilização de agentes de segurança locais, estaduais e federais, mas nenhuma prisão foi feita até o momento.

Este é o segundo massacre de 2021 em Guanajuato. Em 4 de janeiro, foram assassinadas cinco pessoas que se encontravam em um apartamento na cidade de León.

Guanajuato, onde funciona uma importante rede de dutos e sede de uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México pela disputa entre os cartéis Santa Rosa e Jalisco Nueva Generación para controlar o transporte de combustível roubado.

Desde que o governo federal lançou uma polêmica operação militar antidrogas em dezembro de 2006, mais de 300 mil mortes violentas foram registradas no México, segundo dados oficiais que atribuem a maioria desses crimes a eventos relacionados ao crime organizado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação