Manifestação

Presidente turco considera violência no Capitólio vergonha para a democracia

Erdogan também ofereceu suas condolências às famílias dos que morreram nos distúrbios

Correio Braziliense
postado em 08/01/2021 11:58
 (crédito: ADEM ALTAN / AFP)
(crédito: ADEM ALTAN / AFP)

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, descreveu nesta sexta-feira (8) a violência na quarta-feira no Capitólio em Washington como "uma vergonha para a democracia" e disse que a situação "chocou o mundo inteiro".

"É uma vergonha para a democracia. Esperamos que a transição com [o presidente eleito Joe] Biden seja tranquila em 20 de janeiro e que os Estados Unidos recuperem a paz", disse Erdogan, que se esforçou para criar laços pessoais com Donald Trump desde 2016.

Erdogan também ofereceu suas condolências às famílias dos que morreram nos distúrbios. As relações de Ancara com Washington foram afetadas por uma tentativa fracassada de golpe de Estado em 2016 contra Erdogan, que culpa um pregador muçulmano que vive nos EUA e que a Turquia tentou, sem sucesso, extraditar.

Mas a amizade de Erdogan com Trump ajudou a proteger a Turquia de sanções e também silenciou as críticas de Washington sobre a deterioração dos direitos humanos no país.

Os comentários de Erdogan nesta sexta são uma de suas críticas mais fortes ao governo Trump. O Ministério das Relações Exteriores turco divulgou um comunicado na quarta-feira se limitando a instar os Estados Unidos a "superar essa crise política interna de maneira madura".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação