Pandemia

Primeiro caso de covid-19 é registrado na remota Micronésia

Presidente tentou acalmar a população dizendo que o caso foi controlado na fronteira

Agência France-Presse
postado em 11/01/2021 08:13 / atualizado em 11/01/2021 08:14
David Panuelo disse que não há razão para pânico na Micronésia devido ao primeiro caso de coronavírus registrado no país -  (crédito: AFP PHOTO / UNITED NATIONS / EVAN SCHNEIDER)
David Panuelo disse que não há razão para pânico na Micronésia devido ao primeiro caso de coronavírus registrado no país - (crédito: AFP PHOTO / UNITED NATIONS / EVAN SCHNEIDER)

Koror, Palau - A remota nação da Micronésia, localizada no Oceano Pacífico, registrou seu primeiro caso de covid-19 nesta segunda-feira (11/1), perdendo assim o título de um dos poucos lugares do planeta sem coronavírus.

O presidente David Panuelo reconheceu que o contágio é "alarmante" para este país de cerca de 100 mil habitantes, mas garantiu que foi isolado na fronteira.

"Por isso, os cidadãos de toda nação devem manter a calma", afirmou em um discurso transmitido pela televisão.

Panuelo disse que o teste positivo foi registrado em um membro da tripulação do navio governamental Chief Mailo, que esteve nas Filipinas para fazer reparos.

O presidente acrescentou que o homem e seus companheiros permaneceram no navio, ancorado em um local com vigilância 24 horas.

As remotas ilhas do Pacífico conseguiram manter o novo coronavírus fora de seus territórios, por tomarem a decisão de fechar suas fronteiras rapidamente. A medida teve um imenso custo econômico associado à suspensão do turismo.

Vanuatu, Ilhas Salomão, Ilhas Marshall, Samoa e agora Micronésia perderam o "título" de territórios livres de covid-19, embora nenhum tenha relatado até agora casos transmitidos localmente.

Outras nações e territórios naquela parte do mundo, como Kiribati, Nauru, Palau, Tonga e Tuvalu, são considerados livres da covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação