Imigração

Em Hong Kong, 11 pessoas são presas por ajudarem na fuga de ativistas

Os acusados teriam ajudado na fuga de 12 ativistas pró-democracia de Hong Kong

Correio Braziliense
postado em 14/01/2021 08:08
o advogado e ativista Daniel Wong é um dos presos na operação -  (crédito:  AFP / Philip FONG)
o advogado e ativista Daniel Wong é um dos presos na operação - (crédito: AFP / Philip FONG)

Hong Kong, China - A polícia prendeu 11 pessoas em Hong Kong, nesta quinta-feira (14/1), suspeitas de terem ajudado um grupo de ativistas em sua tentativa de fugir de barco para Taiwan.

"Onze pessoas foram detidas pelo serviço encarregado da segurança nacional por 'conspiração com o objetivo de ajudar criminosos'", disse um oficial de polícia à AFP.

Este policial confirmou que os detidos são suspeitos de terem contribuído, em agosto passado, na tentativa de fuga de 12 ativistas pró-democracia de Hong Kong.

Ameaçados na ex-colônia britânica por seu envolvimento nas manifestações pró-democracia de 2019, estes 12 militantes foram detidos pela Guarda Costeira chinesa quando tentavam fugir para Taiwan.

As prisões de quinta-feira ocorreram oito dias após uma grande operação contra mais de 50 figuras da oposição de Hong Kong, detidas em nome da draconiana lei de segurança nacional imposta por Pequim no final de junho.

Entre as pessoas detidas nesta quinta-feira, estava Daniel Wong, advogado especializado há anos na defesa dos direitos humanos e conhecido por ser um fervoroso militante do movimento pró-democracia.

"A polícia encarregada da segurança nacional chegou à minha casa às 6h10 e, por enquanto, não sei para qual delegacia vão me levar", escreveu Wong em sua conta no Facebook.

Este homem de 71 anos também é o criador de um restaurante em Taipei que emprega e ajuda cidadãos de Hong Kong que fugiram para Taiwan.

Willis Ho, um ex-líder estudantil, confirmou que sua mãe está entre os detidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação