Tensão

Forte explosão é registrada no centro de Madri, na Espanha

Explosão registrada no centro de Madri obrigou moradores das redondezas e internos de casa de repouso a evacuarem imóveis no centro da cidade

Correio Braziliense
postado em 20/01/2021 11:52 / atualizado em 20/01/2021 12:15
 (crédito: Fernando Kallas/Twitter)
(crédito: Fernando Kallas/Twitter)

Uma forte explosão foi registrada em Madri, na Espanha, nesta quarta-feira (20/1). A detonação teve início na Paróquia de La Paloma, da Igreja Católica, localizada na Rua Toledo, 98, no bairro de La Latina, no centro da cidade. O impacto provocou a destruição de três andares de um edifício, bem como danos a diversos imóveis na região. Até o momento, a polícia de Madri registrou duas mortes. Segundo informações iniciais, a suspeita é que o incidente tenha sido provocado por um vazamento de gás.

Ainda na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Madrid, José Luis Rodríguez Almeida, veio a público tratar do assunto e informou que o prédio está começando a queimar por dentro. "Permitam-me fazer uma avaliação preliminar, com todos os cuidados. Parece que houve uma explosão de gás no edifício residencial que se encontra na Paróquia de La Paloma. Pelo menos duas mortes ocorreram", disse Almeida à imprensa local.

Vários bombeiros e equipes de polícia estão trabalhando na área e ambulâncias se dirigem à região. Nas proximidades do imóvel, há uma casa de repouso que acabou danificada e precisou ser evacuada. De acordo com o jornal espanhol El País, os vizinhos relatam ter sentido cheiro de gás na área horas antes da explosão.

De acordo com o Quartel-General da Polícia Nacional em Madri, as autoridades trabalham com a certeza de que a detonação deixou vários feridos, de gravidade ainda desconhecida.

O susto para os espanhóis vem seguido da apreensão de uma forte onda de frio que cobriu parte do pais de neve, com temperaturas severamente baixas. Desde o início do ano, após a Tempestade Filomena, os termômetros atingiram marcas históricas de frio, o que torna a evacuação de idosos para a rua potencialmente mais delicada.

Pelas redes sociais, moradores relatam a destruição e o clima tenso que tomou a região. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação