Pandemia

Rússia inicia processo para homologar vacina Sputnik V na União Europeia

O fundo soberano russo que participou do desenvolvimento da vacina anunciou que o pedido foi apresentado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na terça-feira

Agência France-Presse
postado em 20/01/2021 12:43 / atualizado em 20/01/2021 12:44
 (crédito: Divulgação/AFP)
(crédito: Divulgação/AFP)

As autoridades russas iniciaram o processo de solicitação de homologação na União Europeia de sua vacina Sputnik V contra a covid-19, anunciou nesta quarta-feira (20/01) o fundo soberano russo que participou do desenvolvimento do produto.

O fundo disse em comunicado que "apresentou um pedido e espera que o primeiro exame [dos documentos enviados] seja realizado em fevereiro".

Um porta-voz do fundo soberano disse à AFP que o pedido foi apresentado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na terça-feira.

Os documentos necessários, como os resultados provisórios dos ensaios clínicos de fase 3 que ainda estão em andamento, serão enviados e revistos progressivamente.

"Com base na série de exames, a EMA decidirá sobre a autorização da vacina Sputnik V para a União Europeia", disse o fundo.

Por sua vez, a EMA indicou em comunicado que "comunicará quando começar o procedimento de revisão contínua".

A vacina foi recebida com ceticismo quando foi anunciada em agosto, antes mesmo do início dos ensaios clínicos de fase 3 e da publicação de resultados científicos.

De acordo com o fundo soberano, a Sputnik V já está autorizada em Belarus, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia, Territórios Palestinos, Venezuela, Paraguai e Turcomenistão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação