Jovem poetisa empolga o público
Vestida de amarelo e com um enfeite vermelho na cabeça, a poetisa afro-americana Amanda Gorman empolgou o público ao recitar versos clamando pela unidade dos Estados Unidos. Aos 22 anos, a jovem de Los Angeles declamou um poema de sua autoria, The hill we climb (A colina que subimos, em tradução livre), uma referência ao Capitólio, a sede do Congresso que foi invadida por uma multidão de seguidores do ex-presidente Donald Trump, em 6 de janeiro. O texto, que menciona “uma força que destruirá nossa nação, em vez de compartilhá-la, foi escrito imediatamente após o ataque que deixou cinco mortos. “Este esforço quase teve sucesso/mas, embora a democracia possa ser atrasada às vezes, não pode ser reprimida permanentemente”, destaca o poema.
Divas do pop cantam na posse
A estrela pop Lady Gaga abriu a cerimônia de posse do presidente Joe Biden, interpretando o hino nacional americano, seguida da bombshell latina Jennifer López, que se dirigiu ao público falando em espanhol, num aceno à diversidade que marca o novo governo. Gaga se apresentou com um vestido preto de mangas compridas e saia escarlate volumosa, arrematando o look com um grande broche de metal dourado em forma de pomba. Em seguida, Jennifer Lopez subiu ao palco para cantar This Land Is Your Land, clássico de Woody Guthrie. Nascida no Bronx e de ascendência porto-riquenha, a artista terminou sua apresentação com America The Beautiful, adicionando uma frase em espanhol: Siempre con libertad y justicia para todos (Sempre com liberdade e justiça para todos).
Moda americana é prestigiada
A nova primeira-dama dos EUA, Jill Biden, e a vice-presidente Kamala Harris, assim como o presidente Joe Biden, escolheram roupas de estilistas americanos para a cerimônia de posse, uma tradição de longa data. Biden e o marido de Harris, Doug Emhoff, optaram por peças do estilista que mais simboliza a moda americana: Ralph Lauren. A esposa de Biden, Jill, inclinou-se para a pequena marca Markarian, cuja estilista, Alexandra O’Neill, idealizou para ela um vestido de tweed e um casaco azul oceano com lapelas e punhos de veludo em um tom mais escuro. Kamala Harris, por sua vez, selecionou dois jovens estilistas afro-americanos, Christopher John Rogers e Sergio Hudson, e vestiu um conjunto violeta composto por um vestido longo e um casaco combinando.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.