Desastre

Ao menos 15 mortos em incêndio em lar de idosos na Ucrânia

Ao menos 15 mortos em incêndio em lar de idosos na Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 21/01/2021 12:21 / atualizado em 21/01/2021 12:48
 (crédito: Handout / State Emergency Service of Ukraine / AFP)
(crédito: Handout / State Emergency Service of Ukraine / AFP)

Kiev, Ucrânia - Um incêndio devastou nesta quinta-feira (21) uma residência de idosos em Kharkiv, no leste da Ucrânia, matando pelo menos 15 pessoas, informaram as autoridades locais.

O incêndio começou no primeiro andar do estabelecimento nesta cidade da Ucrânia, uma ex-república soviética que sofre com um sistema de saúde sucateado, segundo autoridades locais.

"Quinze corpos foram descobertos no local", informou o Departamento de Situações de Emergência em um comunicado.

"Nove pessoas foram resgatadas e levadas a hospitais", acrescentou.

A procuradora-geral Iryna Venedyktova reportou 15 mortos e 11 feridos por meio de sua conta no Facebook.

"A causa preliminar do incêndio é (o) manuseio descuidado de aparelhos elétricos", continuou, anunciando a abertura de uma investigação criminal por violação das regras de combate a incêndio.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no Telegram que um total de 33 pessoas estava no prédio no momento do incidente.

Ele expressou suas condolências aos parentes das vítimas e exigiu que a Polícia identifique os culpados "o mais rápido possível".

Incêndios mortais não são incomuns na Ucrânia, onde o cumprimento das regras de segurança é incerto e onde muitas infraestruturas estão em ruínas.

Em dezembro de 2019, um incêndio matou 16 pessoas e feriu outras 30 em uma instituição de ensino superior em Odessa, no sul do país.

O diretor foi preso sob suspeita de "negligência criminosa".

Em agosto do mesmo ano, um incêndio em um hotel em Odessa matou nove pessoas. Em junho, foi um estabelecimento psiquiátrico que pegou fogo, ainda em Odessa, matando seis pessoas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação