Reconhecimento

Papa abre caminho para a santificação do descobridor da síndrome de Down

Após o reconhecimento das "virtudes heróicas", é necessário que uma comissão de especialistas da igreja reconheça que ela intercedeu em um milagre para ser proclamada beata e dois milagres para se tornar santa

Correio Braziliense
postado em 21/01/2021 15:12
 (crédito: Handout / VATICAN MEDIA / AFP)
(crédito: Handout / VATICAN MEDIA / AFP)

O Papa reconheceu as "virtudes heróicas", o primeiro passo para a beatificação e canonização, do cientista francês que descobriu a causa da síndrome de Down, informou o Vaticano na quinta-feira (21).

O médico francês Jerome Lejeune, que morreu em 1994 aos 67 anos, conhecido por suas posições antiaborto, descobriu a anormalidade nos cromossomos que causa a síndrome de Down, que deixa deficiências mentais e físicas.

Esta síndrome foi registrada em 23 de cada 10.000 nascimentos na União Europeia em 2015, de acordo com números oficiais.

Lejeune, que era amigo pessoal de João Paulo II, católico fervoroso e líder do movimento francês antiaborto, foi o primeiro cientista a detectar esse distúrbio pré-natal que causa aborto em alguns casos.

A descoberta de Lejeune permite o diagnóstico precoce da síndrome de Down, mas o cientista sempre se opôs ao aborto, mesmo em casos de fetos afetados por essa anomalia.

O pontífice polonês, como resultado dessa amizade, criou a Pontifícia Academia para a Vida, e encarregou Lejeune de instituí-la e presidi-la.

Após o reconhecimento das "virtudes heróicas", é necessário que uma comissão de especialistas da igreja reconheça que ela intercedeu em um milagre para ser proclamada beata e dois milagres para se tornar santa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação