imunização

Presidente argentino recebe vacina Sputnik V contra covid-19

A Argentina iniciou esta semana a segunda fase da campanha nacional de vacinação voluntária que começou em dezembro

Correio Braziliense
postado em 21/01/2021 15:17
 (crédito: ESTEBAN COLLAZO / Argentinian Presidency / AFP)
(crédito: ESTEBAN COLLAZO / Argentinian Presidency / AFP)

O presidente argentino, Alberto Fernández, recebeu nesta quinta-feira (21) a primeira dose da vacina Sputnik V contra a covid-19, do laboratório russo Gamaleya, informou a presidência em nota.

“Hoje recebi a vacina Sputnik V. Agradeço ao Instituto Gamaleya pelo seu trabalho científico, a todos aqueles que trabalharam para que ela chegue até nós e a todo o pessoal de saúde de nosso país pelo enorme empenho”, postou Fernández em seu Twitter.

O presidente pediu que a população se vacinasse. "Serve para ser imune ao coronavírus. Vamos fazer isso", publicou.

A agência de controle de drogas do país sul-americano havia aprovado sua aplicação em pessoas com mais de 60 anos.

A Argentina iniciou esta semana a segunda fase da campanha nacional de vacinação voluntária que começou em dezembro.

O país sul-americano, de 44 milhões de habitantes, registrou mais de 1,8 milhão de infecções e 46.000 mortes por covid-19 desde março.

A Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a aprovar o uso do Sputnik V na quarta-feira, depois que a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) informou que ela tem "uma margem de segurança aceitável" para ser aplicada.

No sábado passado chegou ao país a segunda remessa com 300 mil unidades da segunda dose.

O acordo com a Rússia inclui mais 19,4 milhões de doses até fevereiro, com opção de compra de mais cinco milhões.

A Argentina também tem acordos de fornecimento de vacinas com a Universidade de Oxford associada à empresa farmacêutica AstraZeneca e ao mecanismo Covax da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também negocia a chegada do produto que a Pfizer fabrica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação