A descoberta de um navio romano naufragado por volta dos séculos 2 e 3 d.C na ilha de Kasos, no extremo sul do Mar Egeu, na Grécia, foi anunciado por mergulhares e arqueólogos marinhos nesta semana. A embarcação foi encontrada ainda com cargas, em grande parte composta por ânforas — vasos antigos com alças — de estilo espanhol e africano.
A exploração foi comandada pelo Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia em parceria com o Instituto de Pesquisa Histórica do Instituto Nacional grego, e realizada entre o meses de setembro e outubro de 2020.
Os arqueólogos estimam a idade do navio a julgar pelo conteúdo da carga. A recente descoberta, aliada a outros achados na região, ajuda os cientistas a entender como era feito o comércio internacional no Mediterrâneo há 1,8 mil anos — especialmente em uma região importante como essa, que levava ao Oriente Médio.
Os achados na região indicam que há milhares de anos o local foi um notável centro de navegação de troca cultural da Antiguidade até a Idade Moderna. Fizeram parte da equipe de estudos 23 cientistas e técnicos de várias especialidades, realizando mais de 100 mergulhos ao longo de 2020, o que somou mais de 200 horas de trabalho de campo. Veja imagens dos itens encontrados:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.