Tecnologia

Alphabet encerra projeto de acesso à internet por meio de balões

O Loon consistia em uma rede de balões de ar quente que deveriam permitir o acesso à internet em áreas que sofreram desastres ou com serviços deficientes

Agência France-Presse
postado em 22/01/2021 11:13
 (crédito: Elijah Nouvelage / AFP)
(crédito: Elijah Nouvelage / AFP)

San Francisco, Estados Unidos - Alphabet, a empresa matriz da Google, anunciou nesta sexta-feira (22) que cancelou o Loon, um projeto para proporcionar conexão de internet sem fio por meio de balões suspensos na estratosfera, pois não tem viabilidade comercial.

O Loon consistia em uma rede de balões de ar quente que deveriam permitir o acesso à internet em áreas que sofreram desastres ou com serviços deficientes. Fazia parte do projeto "Moonshot factory" ou "X", criado em 2010 pela Google.

Ao anunciar esta "difícil decisão", Astro Teller, gerente do Projeto X, explicou que "infelizmente, apesar das revolucionárias conquistas técnicas da equipe nos últimos nove anos (...), o caminho para a viabilidade comercial se mostrou ser muito mais longo e arriscado que o esperado".

O Loon foi testado no Porto Rico depois do furacão María em 2017, e depois de um grande terremoto no Peru.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação