Crise

Rússia acusa diplomatas dos EUA de publicarem rota de protestos pró-Navalny

A acusação refere-se à publicação, no site da embaixada, de uma advertência pedindo aos cidadãos americanos que não comparecessem às manifestações de sábado na Rússia

Agência France-Presse
postado em 23/01/2021 12:41 / atualizado em 23/01/2021 12:42
 (crédito: AFP / Yuri KADOBNOV)
(crédito: AFP / Yuri KADOBNOV)

A embaixada americana em Moscou terá de dar explicações sobre a publicação, em sua página na Internet, do itinerário das manifestações deste sábado, afirmou o Ministério russo das Relações Exteriores.

"Ontem (sexta), a embaixada dos Estados Unidos em Moscou publicou as 'rotas dos protestos' em diversas cidades russas e lançou informações sobre uma 'manifestação para o Kremlin'", disse a porta-voz do Ministério russo, Maria Zakharova, na rede social Facebook. Nossos "colegas americanos terão de vir dar explicações", acrescentou.

Ela se referia à publicação, no site da embaixada, de uma advertência pedindo aos cidadãos americanos que não comparecessem às manifestações de sábado na Rússia. No texto, a representação norte-americana especifica em quais cidades e em quais ruas os atos estavam previstos para acontecer.

Para a diplomata russa, tratava-se de estimular os manifestantes.

Segundo ela, se a embaixada russa em Washington tivesse agido da mesma maneira, isso teria levado a "ameaças de sanções e expulsões de diplomatas russos".

Os diplomatas americanos não reagiram ao comentário, mas a porta-voz da embaixada dos EUA denunciou as detenções de manifestantes neste sábado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação