Armamento

Parlamento russo ratifica extensão do tratado nuclear New Start

Acordo entre Rússia e EUA passa a valer por mais cinco anos

Agência France-Presse
postado em 27/01/2021 07:59 / atualizado em 27/01/2021 08:45
 (crédito: AFP / MANDEL NGAN - AFP / SPUTNIK / Mikhail KLIMENTYEV)
(crédito: AFP / MANDEL NGAN - AFP / SPUTNIK / Mikhail KLIMENTYEV)

Moscou, Rússia -A Câmara Baixa do Parlamento russo ratificou, nesta quarta-feira (27/1), a extensão por um prazo de cinco anos do tratado de desarmamento nuclear New Start entre Rússia e Estados Unidos, o qual expira em 5 de fevereiro.

"O acordo entre Moscou e Washington fica prorrogado pela máxima duração possível - cinco anos -, até 5 de fevereiro de 2026", afirmou a Duma, em um comunicado publicado em sua página institucional on-line, um dia depois do anúncio de um acordo entre Rússia e Estados Unidos nesse sentido.

Dos 450 legisladores, 399 votaram a favor da prorrogação do acordo, e não houve votos contra, nem abstenções. A Câmara Alta da Rússia deve dar sua aprovação ainda hoje.

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou ao Parlamento um projeto de lei para estender o acordo, após seu primeiro telefonema, na terça à noite, com o novo presidente americano, Joe Biden.

O Novo START, assinado em 2010, limita a 1.550 o número de ogivas nucleares por parte de Rússia e Estados Unidos. Ambos controlam os maiores arsenais nucleares do mundo.

O acordo é visto como uma das poucas oportunidades de compromisso entre Moscou e Washington, cujos laços se deterioraram drasticamente nos últimos anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação