RÚSSIA

Putin alerta sobre o risco do "fim da civilização"

Correio Braziliense
postado em 27/01/2021 20:44
 (crédito: Mikhail Klimentyev/AFP)
(crédito: Mikhail Klimentyev/AFP)

Em discurso durante um encontro virtual do Fórum Econômico Mundial, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou sobre o risco do “fim da civilização” ante uma combinação da pandemia da covid-19, de rivalidades globais e da deterioração das relações internacionais. “A pandemia exacerbou os problemas e os desequilíbrios que vêm se acumulando. As instituições internacionais estão se enfraquecendo, os conflitos regionais se multiplicam, e a segurança global está se degradando”, declarou.
De acordo com Putin, as tensões mundiais remontam à Segunda Guerra Mundial. “Espero fortemente que tal conflito global ‘quente’ seja impossível agora. Isso significaria o fim da civilização”, advertiu. “Mas, a situação pode se tornar imprevisível e sair do controle”, acrescentou. O líder russo não descartou uma recessão global “repleta de uma luta total”.
Putin também celebrou a prorrogação por cinco anos do tratado nuclear New Start, o qual limita o arsenal atômico. “Sem dúvida, é um passo na boa direção”, disse. O New Start é o último acordo bilateral deste tipo vinculado a ambas potências nucleares. Lilia Shevtsova, chefe do Programa de Política Doméstica Russa do Carnegie Endowment for International Peace (em Moscou), afirmou ao Correio que a decisão de estender o prazo do pacto é uma “etapa cuidadosa”. “O mecanismo de controle de armas deve ser preservado”, lembrou.

Sanções

O Kremlin aplicará sanções às principais redes sociais por estimularem jovens a se manifestarem a favor do líder opositor, Alexei Navalny. Antes dos protestos, realizados em toda a Rússia, no sábado, as plataformas das redes sociais, incluindo o TikTok, se viram inundadas com milhares de mensagens, pedindo aos russos para irem às ruas. Por sua vez, a polícia multiplicou as investigações e buscas para conter o movimento. Os partidários de Navalny planejam novos protestos para o fim de semana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação