Arte

Obra-prima de Botticelli entra em leilão em Nova York por US$ 80 milhões

O quadro, chamado "Jovem segurando um medalhão", é considerado um dos melhores retratos do artista

Correio Braziliense
postado em 28/01/2021 13:06
 (crédito: Cindy Ord / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP)
(crédito: Cindy Ord / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP)

Uma pintura incomum do artista renascentista italiano Sandro Botticelli pode ser leiloada por mais de 80 milhões de dólares nesta quinta-feira (28) pela Sotheby's em Nova York.

O quadro, chamado "Jovem segurando um medalhão", é considerado um dos melhores retratos do artista e é a joia do leilão de grandes mestres.

O quadro de 58 x 39 cm representa um jovem de cabelos compridos segurando um medalhão redondo com um retrato religioso. Sua identidade é desconhecida, mas os especialistas acreditam que poderia ser um amigo próximo à poderosa família florentina dos Medici.

O medalhão, que mostra um santo com a mão direita levantada, é uma obra de arte original do século XIV atribuída ao pintor de Siena Bartolommeo Bulgarini.

Os especialistas acreditam que a pintura data dos anos mais frutíferos de Botticelli (1445-1510), no final do século XV, quando o papa Sisto IV o convidou para ajudar a decorar a Capela Sistina em Roma. Durante esse período, ele produziu algumas de suas obras mais famosas, entre elas "O nascimento de Vênus" e "A Primavera".

O leilão será virtual devido à pandemia, e começará às 10h00 (12h00 em Brasília), um horário incomum, conveniente também para clientes asiáticos e europeus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação