Pandemia

Grupo suíço Novartis ajudará Pfizer/BioNTech a produzir vacina contra a covid-19

A produção deve começar no segundo trimestre e as primeiras entregas ocorrerão no terceiro.

Correio Braziliense
postado em 29/01/2021 11:53
 (crédito: AFP / Lindsey Parnaby)
(crédito: AFP / Lindsey Parnaby)

Zurique, Suíça - A gigante farmacêutica suíça Novartis anunciou nesta sexta-feira (29) que assinou um acordo preliminar para ajudar a produzir a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech, baseada na tecnologia de RNA mensageiro.

O acordo prevê que a Novartis disponibilize seus recursos para introduzir a vacina em frascos em sua fábrica em Stein, perto de Basileia, disse o grupo suíço.

A produção deve começar no segundo trimestre e as primeiras entregas ocorrerão no terceiro.

A vacina, que deve ser administrada em duas doses, tem se mostrado 95% eficaz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aprovou seu uso, assim como 50 países.

Mas a enorme demanda criou uma carência que a Pfizer/BioNTech não consegue preencher.

A Novartis explicou que está em "negociações avançadas" com outras empresas para contribuir também com a produção dos princípios ativos da vacina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação