Covid-19

Na Espanha, Catalunha adia eleições regionais devido à pandemia

Em uma reunião em Barcelona, os partidos validaram a proposta do executivo separatista catalão de adiar essas eleições regionais para 30 de maio

As eleições regionais programadas na Catalunha para 14 de fevereiro foram adiadas para 30 de maio por conta do aumento de casos de covid-19, um acordo entre partidos nesta sexta-feira (15) ao qual somente os socialistas no poder na Espanha se opuseram.

Em uma reunião em Barcelona, os partidos validaram a proposta do executivo separatista catalão de adiar essas eleições regionais para 30 de maio, forçados pela desqualificação em setembro do ex-presidente Quim Torra por desobedecer uma ordem de junta eleitoral.

Essas são as quintas eleições nesta região de 7,5 milhões de habitantes desde 2010, quando começou o auge separatista que teve seu ponto máximo em 2017 com uma tentativa fracassada de secessão impulsionada pelo ex-presidente Carles Puigdemont, agora exilado na Bélgica.

A coalizão separatista no poder afirmou que o adiamento deve-se ao risco de contágios, em um momento em que a Espanha está imersa na terceira onda da epidemia e para garantir o direito ao voto das muitas pessoas que estarão isoladas pelo vírus.

Saiba Mais