Pandemia

Holanda tem segunda noite de distúrbios em protestos contra toque de recolher

A tropa de choque da polícia, que recorreu ao uso de jatos d'água, entrou em confronto com grupos de manifestantes na cidade portuária de Roterdã, assim como na pequena cidade de Geleen (sul), perto de Maastricht, reportaram a polícia e meios de comunicação

Várias cidades da Holanda foram cenário de distúrbios nesta segunda-feira (25) pela segunda noite consecutiva após a imposição, no fim de semana, de um toque de recolher para lutar contra a pandemia.

A tropa de choque da polícia, que recorreu ao uso de jatos d'água, entrou em confronto com grupos de manifestantes na cidade portuária de Roterdã, assim como na pequena cidade de Geleen (sul), perto de Maastricht, reportaram a polícia e meios de comunicação.

No domingo, foram registrados incidentes em Amsterdã, Eindhoven, Haia, Breda, Arnhem, Tilbourg, Enschede, Appeldoorn, Venlo e Ruremond.

Ao menos cem pessoas foram detidas, reportou no domingo em um comunicado a prefeitura de Amsterdã, que estima que 1.500 manifestantes da cidade tenham se concentrado.

No sábado entrou em vigor na Holanda o primeiro toque de recolher (21H00-04H30) no país desde a Segunda Guerra Mundial, no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 e ficará em vigor até pelo menos 9 de fevereiro.