EUA

Trump é acusado de 'traição' em documentos de processo de impeachment

O Senado começará a avaliar o caso na semana que vem

Agência France-Presse
postado em 02/02/2021 12:55
 (crédito: AFP / MANDEL NGAN)
(crédito: AFP / MANDEL NGAN)

Os responsáveis pelo processo de impeachment nos Estados Unidos denunciaram a alegada convocação à insurreição por parte de Donald Trump como "uma traição de proporções históricas", nesta terça-feira (2), enquanto expunham seus argumentos contra o ex-presidente uma semana antes de o Senado começar a ouvir seu caso.

"Em uma traição dolorosa ao seu juramento, o presidente Trump incitou uma multidão violenta a atacar o Capitólio dos Estados Unidos durante a Sessão Conjunta, impedindo assim a confirmação do Congresso de Joseph R. Biden Jr. como o vencedor da eleição presidencial", afirmam representantes (deputados) democratas, liderados pelo congressista Jamie Raskin, em seu relatório preliminar ao Senado.

"O fracasso na condenação encorajaria futuros líderes a tentarem reter o poder por todos os meios - e sugeriria que não há linha que um presidente não possa cruzar", alegaram, acrescentando que o povo americano deve ser protegido "contra um presidente que provoca violência para subverter nossa democracia".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação