Pandemia

Colômbia pede ajuda internacional para vacinar um milhão de venezuelanos sem documentos

O presidente, que em dezembro foi duramente criticado por ter excluído as pessoas sem documento dos planos de vacinação, acrescentou que na segunda-feira espera anunciar ao país medidas para imunizar esses venezuelanos

Agência France-Presse
postado em 03/02/2021 15:57
 (crédito: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)
(crédito: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)

O presidente Iván Duque pediu, nesta quarta-feira (3), ajuda internacional para vacinar contra o coronavírus cerca de um milhão de venezuelanos que estão irregularmente na Colômbia, após criticar a "escassa" resposta de organizações e países diante da maior crise migratória do continente.

O presidente, que em dezembro foi duramente criticado por ter excluído as pessoas sem documento dos planos de vacinação, acrescentou que na segunda-feira espera anunciar ao país medidas para imunizar esses venezuelanos.

"Queremos fazer um apelo à comunidade internacional para que nos ajude a mover recursos e vacinas para atender esta população", pediu Duque em coletiva de imprensa.

O governo revisou sua posição sobre os venezuelanos em situação irregular às vésperas de iniciar, em 20 de fevereiro, a vacinação em massa contra o vírus para os 50 milhões de colombianos.

Segundo Duque, ele discutirá a questão dos migrantes com Filippo Grandi na próxima segunda-feira, durante a visita que o alto comissário da ONU para os refugiados realizará na Colômbia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação