Diplomacia

Rússia denuncia ''retórica muito agressiva'' de Biden

O caso do envenenamento e detenção de Navalny é um dos temas de desavença entre os dois governos

Correio Braziliense
postado em 05/02/2021 08:00 / atualizado em 05/02/2021 08:00
Joe Biden:
Joe Biden: "a época em que os Estados Unidos se submetiam aos atos agressivos de Rússia (...) acabou" - (crédito: POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)

Moscou, Rússia - A Rússia criticou, nesta sexta-feira (5/2), a "retórica muito agressiva" do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por garantir que a relação de Washington com Moscou mudará e que vai exigir a libertação do opositor Alexei Navalny.

"Esta é uma retórica muito agressiva e pouco construtiva", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

O porta-voz disse esperar, no entanto, que se mantenha "uma base para a cooperação, apesar da enorme quantidade de controvérsias e de diferenças em temas-chave".

Em declarações ontem no Departamento de Estado, Biden adotou um tom mais firme a respeito da Rússia que o utilizado por seu antecessor, o republicano Donald Trump.

O presidente democrata afirmou que deixou claro ao colega russo, Vladimir Putin, que "a época em que os Estados Unidos se submetiam aos atos agressivos de Rússia (...) acabou".

Biden não anunciou medidas concretas contra Moscou, mas fez várias advertências e citou o caso do envenenamento e detenção de Navalny.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação