Pandemia

Espanha registra primeiro caso de variante brasileira da covid-19

A Espanha, um dos países mais atingidos pela pandemia, registrou mais de 61.000 mortes e quase 3 milhões de infecções

Correio Braziliense
postado em 05/02/2021 15:04
 (crédito: Ariana Drehsler/AFP)
(crédito: Ariana Drehsler/AFP)

Um primeiro caso da variante brasileira do coronavírus foi detectado na região espanhola de Madri, anunciaram autoridades regionais nesta sexta-feira(5).

Na Espanha, onde as regiões são competentes em questões de saúde pública e fornecem dados sobre o andamento da pandemia, é a primeira vez que uma região confirma oficialmente a presença da variante detectada no Brasil.

Pelo menos dois casos da variante sul-africana foram relatados recentemente. O anúncio foi feito após o governo espanhol limitar os voos da África do Sul e do Brasil na quarta-feira. Só podem entrar na Espanha cidadãos espanhóis e andorranos ou residentes desses países.

O primeiro caso da variante sul-africana é "um homem de 44 anos, que entrou na Espanha em 29 de janeiro pelo aeroporto Adolfo Suárez-Madrid Barajas", informou o governo regional de Madri em um comunicado.

O homem chegou ao país com PCR negativo, mas foi feito exame de antígeno, que deu positivo. Ele foi transferido para um hospital e, ao obter a sequência genômica do vírus, constatou-se que era da variante detectada no Brasil, acrescentou o comunicado.

As variantes do vírus detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil preocupam há várias semanas a comunidade internacional, que teme que sejam mais contagiosas e provoca dúvidas da eficácia das vacinas contra elas.

A variante inglesa é a mais disseminada no país, com cerca de 450 casos, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas essa variante pode ser majoritária na Espanha até março, alertam as autoridades sanitárias. A Espanha, um dos países mais atingidos pela pandemia, registrou mais de 61.000 mortes e quase 3 milhões de infecções.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação