Saúde

Fauci: estudos sobre aplicação de dose única de vacinas são inconclusivos

O infectologista comentou que os estudos nessa área são inconclusivos e que não seria prático concentrar esforços em pesquisas sobre a questão

Agência Estado
postado em 08/02/2021 15:10
 (crédito: MANDEL NGAN/AFP)
(crédito: MANDEL NGAN/AFP)
O diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, demonstrou oposição à proposta de administrar doses únicas das vacinas para a covid-19, como forma de impulsionar o número de pessoas imunizadas. Durante entrevista coletiva da força-tarefa da Casa Branca contra a doença, o infectologista comentou que os estudos nessa área são inconclusivos e que não seria prático concentrar esforços em pesquisas sobre a questão.
Fauci acrescentou que ainda que não há, até agora, ensaios que mostrem que as mutações do Sars-cov-2 tornam a doença menos virulenta, mas ponderou que os testes que indicam que a cepa identificada no Reino Unido pode ser mais perigosa ainda são preliminares. "As variante são mais transmissíveis, então por isso podem causar mais morte", explicou.
Diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky caracterizou de "promissor" o fato número de casos e de internações por coronavírus está em queda, mas ponderou que os dados seguem em níveis altos. "Contínua proliferação de variantes segue como foco de preocupação e pode reverter tendência positiva recente", alertou.
Assessor sênior da Casa Branca para a resposta ao vírus, Andy Slavitt reconheceu que a imunização tem ocorrido de forma mais lenta do que o esperado e defendeu a aprovação do pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão para a intensificação do combate à pandemia.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.