Pandemia

"Todas as hipóteses" continuam abertas sobre a origem da covid-19, diz chefe da OMS

A missão da OMS enviada recentemente à cidade chinesa de Wuhan, onde foram detectados os primeiros casos da covid-19, não conseguiu identificar a origem do vírus

Correio Braziliense
postado em 12/02/2021 14:31
 (crédito: AFP / Fabrice COFFRINI)
(crédito: AFP / Fabrice COFFRINI)

Todas as hipóteses sobre a origem do coronavírus permanecem abertas, declarou nesta sexta-feira (12) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A missão da OMS enviada recentemente à cidade chinesa de Wuhan, onde foram detectados os primeiros casos da covid-19, não conseguiu identificar a origem do vírus, mas serviu para descartar a teoria de que ele foi criado em um laboratório da cidade.

Numa coletiva de imprensa virtual realizada em Genebra juntamente com o chefe da missão, Peter Ben Embarek, Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que a equipe realizou "um trabalho científico muito importante em circunstâncias muito difíceis".

"Foram levantadas algumas questões sobre se algumas hipóteses haviam sido descartadas (...) Quero confirmar que todas as hipóteses permanecem abertas", disse Tedros.

"Talvez parte do trabalho esteja além do âmbito e do alcance desta missão. Sempre dissemos que essa missão não encontraria todas as respostas, mas que agregaria informações importantes, que nos aproximariam de um entendimento da origem do vírus", ressaltou.

"A missão foi capaz de entender melhor [o que aconteceu] nos primeiros dias da pandemia e identificou áreas para análises e pesquisas adicionais. Continuaremos trabalhando para obter as informações de que precisamos para responder às perguntas que ainda precisam ser respondidas", acrescentou.

Na terça-feira, durante uma entrevista coletiva em Wuhan, Peter Ben Embarek rejeitou a teoria de que o vírus havia sido criado em um laboratório de virologia da cidade.

"A hipótese de um acidente em um laboratório é extremamente improvável para explicar a introdução do vírus no ser humano", disse Ben Embarek. "Na verdade, não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros", acrescentou.

Tedros disse esperar que um informe resumido da visita seja divulgado na próxima semana, antes da publicação do relatório.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação