Luto

Itamaraty lamenta morte de ex-presidente argentino Carlos Menem

O ex-presidente argentino, de 90 anos, estava internado em uma clínica em Buenos Aires desde dezembro para acompanhamento médico

Agência Estado
postado em 14/02/2021 19:04
 (crédito: ALI BURAFI / AFP)
(crédito: ALI BURAFI / AFP)
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota neste domingo, 14, na qual lamenta a morte do ex-presidente da Argentina Carlos Menem, a quem denominou um "estadista com papel marcante no avanço das relações com o Brasil".
"O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do falecimento", trouxe o Palácio do Itamaraty por meio de seu Departamento de Comunicação Social. "O governo brasileiro transmite ao governo e ao povo da Argentina e aos familiares do ex-presidente Menem as suas profundas condolências", continuou o comunicado.
O ministério lembrou que Menem foi presidente por uma década, de 1989 a 1999, e o signatário argentino, em 1991, do Tratado de Assunção, que formou o bloco comercial Mercosul.
A nota acrescenta que, no mesmo ano, seu governo firmou o Acordo para o Uso Exclusivamente Pacífico da Energia Nuclear, que estabeleceu a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC). Além das relações com o Brasil, o Itamaraty enalteceu a gestão de Menem em relação à integração regional, com base no conceito "de integração aberta e na projeção internacional de nossos países".
O ex-presidente argentino, de 90 anos, estava internado em uma clínica em Buenos Aires desde 15 dezembro para acompanhamento médico, e exercia o cargo de senador desde 2005. Ele foi internado no ano passado para fazer um exame de próstata mas, na ocasião, foi detectado uma infecção urinária que acabou por complicar o seu quadro de problemas cardíacos. Mais tarde, ele entrou em coma induzido por uma "descompensação renal".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.