Paris, França - A França multou o Google em um milhão de euros por desenvolver uma "classificação enganosa" de hotéis com base em seus próprios critérios, que substituíram a classificação oficial, anunciou nesta segunda-feira (15) a brigada antifraude.
A agência abriu sua investigação em 2019 depois que proprietários de hotéis protestaram que o Google estava atribuindo estrelas com base em seus próprios critérios, e não as estrelas concedidas pela agência de desenvolvimento turístico France Atout.
Para aumentar a confusão dos usuários, o gigante americano usava o mesmo sistema de uma a cinco estrelas da France Atout.
Ao realizar verificações, o organismo constatou que vários hotéis tinham uma classificação inferior à oficial, enquanto outros tinham mais do que deveriam, "uma prática que é particularmente prejudicial para os consumidores, que foram induzidos ao erro sobre o nível de serviço que poderiam esperar".
A denúncia de "práticas comerciais enganosas" foi apresentada à Promotoria de Paris, que propôs um acordo de 1,1 milhão de euros que o Google aceitou.
Não é a primeira vez que o Google se encontra na mira dos reguladores franceses. Em dezembro, a agência de proteção de dados CNIL multou o Google em 100 milhões de euros por colocar "cookies" de publicidade nos computadores sem obter consentimento prévio dos usuários.
No mês passado, a gigante americana assinou um acordo com grupos de mídia franceses sobre o pagamento de royalties digitais, após meses de luta.
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