Pandemia

Nova Zelândia controla covid-19 e terá fim confinamento em Auckland

O confinamento, o primeiro em quase seis meses em Auckland, foi instituído na noite de domingo, depois que três casos foram descobertos na cidade

Agência France-Presse
postado em 17/02/2021 08:34
 (crédito: Andre Coelho / AFP)
(crédito: Andre Coelho / AFP)

As autoridades da Nova Zelândia vão pôr fim à ordem de confinamento de três dias em Auckland na noite desta quarta-feira (17), conforme planejado, depois de avaliarem que o surto de coronavírus na maior cidade do país está controlado.

O confinamento, o primeiro em quase seis meses em Auckland, foi instituído na noite de domingo, depois que três casos foram descobertos na cidade.

A primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou que os familiares dos três infectados, que pertencem à mesma família, tiveram resultados negativos nos testes, exceto para três pessoas que foram colocadas em isolamento.

Parece que "não temos uma epidemia generalizada, mas simplesmente uma pequena cadeia de transmissão que é administrável por meio dos nossos procedimentos normais de rastreamento e de análise dos casos de contato", afirmou.

Ardern disse que o confinamento será suspenso hoje à noite, mas que a cidade permanecerá em nível de alerta dois. Com isso, ficam proibidas reuniões de mais de 100 pessoas, e o uso de máscaras é obrigatório no transporte público.

Pessoas relacionadas com uma escola frequentada por três dos casos positivos terão de permanecer confinadas.

Elogiada por sua gestão da pandemia, a Nova Zelândia registrou 26 mortes atribuídas à covid-19 em cinco milhões de habitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação