Descriminalização

Noruega quer descriminalizar o consumo de drogas

Para os defensores da emenda legislativa, o castigo pode ser contraproducente porque desencoraja os viciados em drogas de procurar ajuda, dificulta a detecção do problema por parte dos familiares e estigmatiza uma população já vulnerável

Agência France-Presse
postado em 19/02/2021 15:33
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

O governo norueguês propôs, nesta sexta-feira (19), descriminalizar a posse e o consumo de pequenas quantidades de droga, afirmando que os consumidores devem ser tratados como doentes e não como criminosos.

"Várias décadas de repressão nos ensinaram que o castigo não funciona. Pelo contrário, o castigo pode piorar as coisas", disse Guri Melby, líder do governante Partido Liberal, que impulsiona a reforma.

"Os viciados devem receber ajuda e não castigo", acrescentou.

Segundo o plano do governo de centro-direita, a posse e o consumo de pequenas quantidades de drogas já não seriam punidos com o direito penal, mas estariam sujeitos à obrigação de consultar os serviços sociais para receber assistência, informação e controle sanitário.

"Continua proibido, mas não é mais punível", disse o ministro da Saúde, Bent Høie.

Para os defensores da emenda legislativa, o castigo pode ser contraproducente porque desencoraja os viciados em drogas de procurar ajuda, dificulta a detecção do problema por parte dos familiares e estigmatiza uma população já vulnerável.

O texto estabelece alguns limites - menores que os recomendados por um comitê de especialistas - sob os quais não se castigará mais a posse e o consumo de drogas: duas gramas para a cocaína, heroína ou as anfetaminas, dez gramas para a cannabis ou 500 gramas para o khat.

Como o governo está em minoria no Parlamento, a aprovação da reforma depende do apoio, ainda incerto, de pelo menos uma parte da oposição, o que pode gerar negociações que poderiam modificar o conteúdo.

A rica Noruega, assim como seus vizinhos nórdicos, tem uma das maiores taxas da Europa de mortes per capita relacionadas às drogas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação