Argentina

Nova ministra após lista vip de vacinação

Correio Braziliense
postado em 20/02/2021 22:07
 (crédito: Maria Eugenia Cerutti/AFP)
(crédito: Maria Eugenia Cerutti/AFP)

O Ministério da Saúde da Argentina ganhou ontem novo comando, um dia após a saída de Ginés González García, que renunciou ao cargo após a revelação de que alguns de seus amigos próximos foram vacinados contra a covid-19 de forma irregular. Em uma transmissão breve nos canais de televisão locais, o presidente Alberto Fernández empossou Carla Vizzotti como a nova chefe da pasta.

O escândalo da imunização privilegiada estourou depois que o jornalista Horacio Verbitsky declarou, em um programa de rádio, que, graças à longa amizade com o agora ex-ministro, conseguiu se vacinar no gabinete do ministério. O anúncio desencadeou uma onda de reações nas redes sociais com a hashtag #vacunasvip (vacinas vip, em português).

Logo em seguida, o presidente argentino solicitou a demissão imediata do ministro de 75 anos, que esteve à frente da pasta também durante o governo de Néstor Kirchner. “Respondendo a seu pedido expresso, apresento-lhe minha renúncia ao cargo de ministro da Saúde”, escreveu González García em carta enviada ao presidente na última sexta-feira.

Além de Verbitsky, outras pessoas próximas ao governo se vacinaram no Ministério da Saúde, segundo a imprensa local. O Ministério Público, por meio da Procuradoria de Investigações Administrativas (PIA), abriu um inquérito para apurar essas irregularidades.

Carla Vizzotti tem 48 anos e é especialista em medicina clínica. Ela ocupava o cargo de secretária de Acesso à Saúde, função em que se destacou ao obter a vacina russa Sputnik V para a Argentina. Assumirá a pasta com o desafio de conter a pandemia em um país com cerca de 44 milhões de habitantes e que acumula mais de 2 milhões de casos de covid-19 e 51 mil mortes.

A revelação da lista vip de vacinação se deu no mesmo dia em que a cidade de Buenos Aires disponibilizou a solicitação de agendamentos on-line para a imunização de pessoas com mais de 80 anos, que terá início amanhã. A procura foi tão grande que o sistema entrou em colapso minutos após o início do funcionamento.

Até o momento, o país recebeu 1,22 milhão de doses das vacinas Sputnik V e 580 mil, da Covishield, imunizante do Instituto Serum, da Índia. O presidente Fernández e a vice-presidente, Cristina Kirchner, ambos na casa dos 60 anos, foram vacinados diante das câmeras para transmitir confiança na vacinação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação