Pandemia

Variantes da covid-19 e aglomerações preocupam Itália

No sábado, a Itália registrou 14.931 novos casos e 251 mortes. Desde o início da pandemia, acumula 2,9 milhões de infecções e 95.486 óbitos

Agência France-Presse
postado em 21/02/2021 12:14
 (crédito: JORGE GUERRERO / AFP)
(crédito: JORGE GUERRERO / AFP)

A preocupação aumentou na Itália neste fim de semana, devido à propagação de novas variantes do coronavírus e das aglomerações de pessoas nas grandes cidades, estimuladas pelo bom tempo.

"É evidente que estou preocupado. O aumento de contágios se deve em grande parte à variante inglesa", disse Massimo Galli, um dos mais importantes virologistas italianos, que trabalha no hospital Sacco de Milão (norte), em entrevista ao jornal romano "Il Messaggero".

"Para ser franco, todos os dados apontam um provável aumento de novos casos", acrescentou.

Apesar do apelo para "ficar em casa" feito na última sexta-feira (19) pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão responsável por assessorar o governo no combate à covid-19, a multidão foi para as ruas, parques e orlas de várias cidades italianas para aproveitar o clima da primavera (outono no Brasil), particularmente ensolarado e temperado, que impera neste fim de semana na península.

Nápoles reagiu fechando parte de sua orla, tomada pelos moradores. Praias e bares de Ostia, um balneário perto de Roma, também foram invadidos por multidões.

No centro histórico romano, a Via del Corso, uma das principais avenidas comerciais, foi fechada. Cenas de multidões também foram se repetem ao longo do "Navigli", os canais do centro de Milão.

Neste domingo, ante o avanço das novas variantes, três regiões italianas que haviam sido classificadas em princípio como "amarelas" (risco moderado), passaram oficialmente para "laranja" (risco médio): Emiglia Romana (região de Bolonha, norte), Campânia (região de Nápoles) e a pequena zona de Molise (centro).

Nove de 20 regiões estão em alerta "laranja", e o restante, em "amarelo". Passar para "laranja" implica, sobretudo, aplicar restrições drásticas aos deslocamentos para fora de cada município e fechar bares e restaurantes ao público. Nas regiões em "amarelo", estes estabelecimentos podem receber clientes até as 17h (14h em Brasília).

Algumas regiões estabeleceram zonas "vermelhas" (de alto risco) em partes específicas de seu território, como Umbria (centro), Alto Adige (norte) e Lazio (região romana), que decidiu isolar os municípios de Colleferro e Carpineto Romano, situados às portas da capital, "por causa da alta incidência e presença da variante inglesa".

No sábado, a Itália registrou 14.931 novos casos e 251 mortes. Desde o início da pandemia, acumula 2,9 milhões de infecções e 95.486 óbitos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação